Em Washington, príncipe William pede mais ações contra tráfico de animais

  • Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 18h11

Washington, 8 dez (EFE).- O príncipe William, duque de Cambridge, que está nos Estados Unidos para uma visita de três dias, participou nesta segunda-feira de uma conferência na sede do Banco Mundial em Washington, onde afirmou que o tráfico de fauna selvagem “é uma das mais insidiosas formas de corrupção e criminalidade” no mundo atual.

William lembrou que seu compromisso com a luta contra essa prática foi inspirado pelo trabalho realizado por seu pai, o príncipe Charles, e por seu avô, o duque de Edimburgo, durante mais de 50 anos.

O príncipe britânico enfatizou que o tráfico de animais selvagens e espécies protegidas é “um crime que não conhece fronteiras, atrapalha o desenvolvimento e tem “implicações alarmantes” para a segurança global.

Segundo o príncipe, é necessária uma maior colaboração entre a comunidade internacional para combater as redes criminais que fazem esse comércio ilegal e, em muitos casos, estão vinculadas também com o tráfico de armas, drogas e pessoas.

William chegou hoje a Nova York e foi a Washington, onde foi recebido por Obama para uma breve reunião no Salão Oval. Eles não fizeram declarações aos jornalistas, que registrou os dois conversando descontraidamente.

Nas imagens divulgadas depois pelas televisões é possível ouvir o duque comentando entre risos o “caos” gerado pelo nascimento de seu filho, o príncipe George, em julho de 2013, antecipando que 2015 será um ano “atarefado” com a chegada da caçula do casal.

Obama qualificou de “muito importante” o trabalho desenvolvido pelo príncipe de conscientização da necessidade de combater em nível global o tráfico ilegal de fauna selvagem e de espécies protegidas.

William volta hoje mesmo a Nova York, onde participará junto com sua esposa, Catherine, de uma recepção organizada pela Royal Foundation e pela Fundação Clinton, que estará representada pela ex-secretária de Estado Hillary Clinton e sua filha, Chelsea.

À noite o casal assistirá a uma partida da NBA entre os Brooklyn Nets e os Cleveland Cavaliers.

Na terça-feira, eles visitarão o monumento e o museu dedicados aos atentados de 11 de setembro de 2001 e irão a um jantar no Metropolitan Museum, e o príncipe participará também de um evento no Empire State Building junto com o prefeito de Nova York, Bill de Blasio.

Esta é a primeira viagem para fora do Reino Unido de Kate desde o anúncio da gravidez do segundo filho do casal, uma menina, que será a quarta na linha de sucessão ao trono após seu irmão, o príncipe George. EFE

mb/cd/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.