Embaixador de Cuba nos EUA entrega cartas credenciais a Obama

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2015 23h40
  • BlueSky

Washington, 17 set (EFE).- O chefe de negócios da embaixada de Cuba nos Estados Unidos, José Cabañas, entregou nesta quinta-feira suas cartas credenciais como embaixador ao presidente americano, Barack Obama, o que significa mais um passo na normalização das relações bilaterais.

Com o ato, Cabañas se torna o primeiro embaixador cubano em Washington desde Ernesto Dihigo López de Trigo, que foi retirado da missão para conversas indefinidas em novembro de 1959, menos de dois anos antes da ruptura de relações em 1961.

Obama recebeu as cartas credenciais de Cabañas e do novo embaixador do México nos EUA, Miguel Basáñez, junto às de outros 14 novos chefes de missão em Washington, segundo informou a Casa Branca em comunicado.

O novo embaixador cubano foi chefe do Escritório de Interesses de Cuba em Washington desde 2012 e, em 20 de julho, com a normalização das relações diplomáticas, se tornou encarregado de negócios da embaixada.

“O credenciamento do embaixador de Cuba nos Estados Unidos é outro passo do processo rumo à normalização das relações entre ambos os países”, afirmou a embaixada de Cuba em comunicado.

Durante o encontro no Salão Oval, Obama e Cabañas “trocaram” palavras “sobre o estado das relações bilaterais”, de acordo com a embaixada.

Segundo a nota, Cabañas ocupa agora o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Cuba.

Os Estados Unidos ainda não contam com um embaixador em Havana, onde o anterior chefe do Escritório de Interesses, Jeffrey DeLaurentis, exerce a função de encarregado de negócios desde 20 de julho. Obama ainda não nomeou nenhum embaixador em Cuba, embora haja rumores de que estude vários candidatos para o posto.

Vários legisladores republicanos, partido que controla ambas as câmaras do Congresso americano, prometeram bloquear a possível indicação de um embaixador para Cuba como demonstração de oposição à política de normalização de relações impulsionada por Obama.

Além de Cuba e México, Obama recebeu os novos embaixadores de Belize, Jamaica, Antígua e Barbuda, Dinamarca, Holanda, Lituânia, Somália, Afeganistão, Kosovo, Tanzânia, Romênia, Finlândia, Egito e a República Democrática do Congo. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.