Embraer transferirá produção de um de seus aviões executivos aos EUA
São Paulo, 12 mai (EFE).- A Embraer transferirá parte da linha de montagem dos aviões executivos Phenom 100 e Phenom 300, dois dos mais vendidos pela companhia, aos Estados Unidos, segundo confirmou nesta terça-feira a empresa.
A montagem final do modelo, atualmente produzido em duas fábricas do estado de São Paulo, será realizado a partir de 2016 na planta de Melbourne, no estado da Flórida.
No entanto, apesar da transferência do modelo executivo aos Estados Unidos, a produção das estruturas do Phenom 100 e Pehnom 300 continuará sendo fabricada em Botucatu, no interior de São Paulo.
Por sua vez, a fábrica de São José dos Campos produzirá os novos modelos comerciais de Embraer, os aviões E2, que absorverão toda a equipe atualmente dedicada à construção dos Phenom 100 e Pehnom 300.
O Sindicato de Metalúrgicos de São José dos Campos, que representa 40.000 trabalhadores, afirmou que iniciará uma campanha para manter a produção do Phenom no Brasil e evitar a internacionalização promovida pela companhia.
“É absurdo que a Embraer continue com essa política de desnacionalização, que tanto prejudica o país e os trabalhadores”, afirmou em comunicado o vice-presidente do sindicato, Herbert Claros.
A Embraer respondeu que continuará investindo na ampliação e modernização de suas operações industriais no Brasil, assim como no exterior, com o objetivo de manter a competitividade em nível global.
A companhia também informou que os Estados Unidos se transformarão no centro de inteligência da aviação executiva da Embraer. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.