Emissão de cinzas de vulcão peruano obriga evacuação de 85 famílias

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2014 20h44

Lima, 18 abr (EFE).- As autoridades de Moquegua, no sul do Peru, terminaram nesta sexta-feira de evacuar 85 famílias, além de 120 cabeças de gado e outros animais, de Tonohaya e Querapi, as cidades mais afetadas pelas cinzas do vulcão Ubinas, informaram fontes oficiais.

O gerente regional de Recursos Humanos e Meio Ambiente de Moquegua, Agapito Mamani, informou à Agência Efe que 49 famílias de Tonohaya e 36 famílias de Querapi foram levadas a albergues.

“Por enquanto não haverá mais evacuações, mas depende do que indicar um novo comunicado do Observatório Vulcanológico do Instituto Geológico Mineiro Metalúrgico (INGEMMET)”, acrescentou.

Segundo o registro da Defesa Civil, as 85 famílias somam 188 pessoas, enquanto outros 200 habitantes da cidade de San Carlos de Tite, na vizinha região de Arequipa, também foram evacuados por sua proximidade ao vulcão.

Mamani indicou que o vulcão segue apresentando emissões contínuas de cinza, razão pela qual distribuíram máscaras e lentes aos habitantes, que também foram atendidos por brigadas médicas.

Mamani explicou que o gado que foi levado para abrigos em Sacohaya e têm a sua disposição feno para se alimentar e que também será avaliado por veterinários para evitar a propagação de doenças.

As cinzas do vulcão afetou milhares de pessoas dos distritos de Ubinas, em Moquegua, e de San Juan de Tarucani, na região Arequipa.

O chefe do Instituto Geofísico do Peru em Arequipa, Orlando Macedo, informou ontem que nos últimos dias as explosões são mais frequentes e com maior intensidade.

“A atual atividade vulcânica do Ubinas supera a registrada em 2006, sendo um risco latente que a parede vulcânica desabe por uma fissura detectada”, precisou Macedo a RPP Notícias.

O vulcão Ubinas é considerado o mais ativo do Peru por sua fumarola e explosões moderadas, registradas desde 1550. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.