Empresa canadense registra patente de elevador espacial de 20 quilômetros
Toronto (Canadá), 19 ago (EFE).- Uma empresa canadense patenteou um elevador de 20 quilômetros de altura que no futuro pode servir para levar veículos e satélites ao espaço de maneira mais econômica.
A companhia Thoth Technology, da cidade de Pembroke, cerca de 150 quilômetros ao noroeste de Ottawa, patenteou em julho nos Estados Unidos o projeto de elevador que visa permitir o lançamento de “um avião espacial de uma só vez diretamente em uma órbita terrestre baixa”.
De acordo com o site da empresa, a base do elevador é “uma torre pressurizada de forma pneumática e guiada de forma ativa sobre sua base” com giroscópios para compensar a pressão do vento.
O plano é fazer a torre com materiais compostos como polietileno, um dos polímeros mais utilizados hoje em dia, e Kevlar. Essa estrutura seria pressurizada com gás, de modo a ser rígida a ponto de suportar objetos de grande peso.
Brendan Quine, diretor técnico da Thoth Technology e professor de engenharia espacial da Universidade de York (Canadá), disse ao jornal “Toronto Star” que a empresa busca uma parceria com o magnata imobiliário de Dubai, Mohammed Alabbar, para construir a torre.
Quine afirmou que o custo do projeto gira por volta de US$ 5 bilhões e que levará de três a cinco anos para ficar pronta uma torre de demonstração, além de outros três para construir a torre em tamanho real. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.