Empresas do Brasil explorarão possíveis negócios em Zona Especial de Cuba
Havana, 24 mar (EFE).- Uma missão de 32 empresas brasileiras interessadas nas possibilidades de negócios na Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM), em Cuba, chegará ao país caribenho nos próximos dias, informaram nesta segunda-feira representantes da agência brasileira de promoção de exportações e investimentos (Apex-Brasil).
O representante da Apex-Brasil em Havana, Hipólito Rocha, disse que essas empresas pertencem aos setores da construção, alimentício, farmacêutico, maquinarias e equipes, entre eles os destinados à exploração petrolífera, segundo a televisão estatal de Cuba.
Rocha informou que as trocas econômicas entre Brasil e Cuba cresceram 9,2% nos últimos cinco anos e que na atualidade o Brasil é um dos principais parceiros comerciais do país caribenho.
A Zona Especial de Desenvolvimento no porto de Mariel (ZEDM), situado a 45 quilômetros de Havana, é um megaprojeto que é executado com a participação de empresas do Brasil, e um financiamento inicial de US$ 682 milhões de dólares por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A primeira etapa dessa obra, o Terminal de Contêineres, foi inaugurada no dia 27 de janeiro com a presença da presidente Dilma Rousseff, durante a realização na capital cubana da 2ª Cúpula dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).
O representante de negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana, destacou que a visita das 32 empresas tem o patrocínio de outras instituições do Brasil.
Santana e Rocha destacaram a importância da primeira missão empresarial, destinada a conhecer “profundamente” os detalhes e as vantagens para os investidores em Mariel, para o intercâmbio comercial entre os dois países.
A iniciativa organizada pela Apex-Brasil contará, além disso, com a participação da Câmara de Comércio de Cuba, o Escritório da Zona Especial e o Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba.
O anúncio da visita acontece quando está prevista a aprovação de uma nova lei de Investimento Estrangeiro pelo Parlamento cubano no próximo sábado com a finalidade de atrair capitais estrangeiros e desenvolver projetos na ZEDM, considerada a obra de desenvolvimento mais importante de Cuba. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.