Empresas peruanas se capacitam para aumentar exportações ao Brasil
Lima, 29 abr (EFE).- Um grupo de 55 empresas da região de Arequipa, no sul do Peru, recebeu capacitação em procedimentos alfandegários e logísticos para aumentar as exportações ao Brasil, através da estrada Interoceânica Sul, informou nesta quarta-feira o Ministério de Comércio Exterior e Turismo peruano.
“Na atualidade, 88% das exportações peruanas ao Brasil são realizadas por via marítima através do canal do Panamá”, o que dura uma média de 50 dias, declarou a ministra de Comércio Exterior e Turismo, Magali Silva.
No entanto, “se a exportação fosse realizada por via terrestre, através da estrada Interoceânica Sul, esse tempo diminuiria até 14 dias, permitindo uma diminuição em custos e melhora na competitividade dos produtos peruanos”, acrescentou Silva.
As exportações peruanas, da região de Arequipa ao Brasil, através da Interoceânica Sul, somaram US$ 4,1 milhões em 2014 e estiveram formadas por cimento, uvas, tomates, farinha de trigo, cebolas, e cenouras, entre outros produtos.
A oficina “Oportunidades de negócios com o Brasil através da Estrada Interoceânica Sul” abordou temas relacionados a procedimentos alfandegários, permissões fitossanitárias, diversificação da oferta exportável e desenvolvimento de serviços logísticos focados em dinamizar o comércio entre os países, informou o Ministério.
Com o objetivo de promover os serviços logísticos das empresas peruanas, o Ministério de Comércio Exterior organizará ainda a viagem de uma missão de empresas locais à Expo Acre, na cidade de Rio Branco, no próximo mês de julho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.