Encontrada jazida de urânio no leste da Bolívia
La Paz, 26 set (EFE). – A Corporação Mineira da Bolívia (Comibol) detectou a existência de uma jazida de urânio no departamento de Santa Cruz (leste), informou nesta sexta-feira o presidente dessa entidade, Marcelino Quispe.
A descoberta aconteceu durante um estudo de prospecção preliminar no nordeste da região, disse Quispe, de acordo com a agência estatal de notícias “ABI”.
“Não há cálculos, é uma prospecção preliminar onde sabemos que existe esse elemento essencial para a energia atômica com usos pacíficos. É preciso trabalhá-lo”, informou.
O presidente da Comibol disse que sua organização começou a se aproximar da Rússia e da França para captar investimentos e concretizar o processo de exploração da jazida, que teria um custo estimado entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões.
O governo boliviano manifestou em várias ocasiões a intenção de desenvolver um programa civil de energia atômica, para o qual anunciou a criação, este ano, de um conselho especializado. Em julho, o presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu ao líder da Bolívia, Evo Morales, o apoio de seu país para iniciar este plano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.