Encontradas bagagem e parte de corpo entre destroços de avião no mar
O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, disse nesta sexta-feira que autoridades egípcias localizaram a parte de um corpo, dois assentos e um ou mais itens de bagagem na área de buscas do avião desaparecido da EgyptAir, que caiu com 66 pessoas a bordo. Os itens foram encontrados 300 quilômetros ao norte da cidade egípcia de Alexandria.
Outra aeronave que trabalha nas buscas teria “supostamente reportado mais descobertas em outra área, mas não temos confirmação oficial no momento de que elas pertencem a este avião”, afirmou Kammenos a repórteres durante entrevista coletiva.
Mais cedo nesta sexta-feira, o Egito disse que havia localizado partes do avião desaparecido da companhia aérea egípcia no leste do Mediterrâneo, provavelmente na primeira evidência sólida de que o avião havia caído no mar após fazer uma manobra brusca e perder contato com os controladores de voo.
O ministro grego da Defesa disse que a aeronave havia retomado o curso normal ao longo do espaço aéreo grego e não havia desviado nesse trecho. Ele acrescentou que os indicadores claramente mostram que o avião fez posteriormente movimentos bruscos e caiu, mas análises de especialistas determinarão o que ocorreu.
Kammenos afirmou que bases militares gregas em Creta serão disponibilizadas para as forças aliadas realizarem missões de busca.
Nas operações de busca dentro da Região de Informação de Voo (FIR, na sigla em inglês) do Egito participam aviões britânicos, franceses, italianos e se espera um americano, explicou Kamenos.
A Grécia tem além disso enviado um avião C-130 e um helicóptero em uma área próxima à região de busca, mas já dentro do espaço de responsabilidade do país, acrescentou o ministro.
Além disso, a base da Otan na ilha de Creta e todos os aeroportos dessa ilha estão à disposição das forças da Aliança que participam da busca.
Fontes: Dow Jones Newswires e EFE
Infográfico: Agência EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.