Enfrentamento entre partidos na Nicarágua deixa um morto e 8 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 17h40
  • BlueSky

Manágua, 16 set (EFE).- Um enfrentamento entre militantes do partido indígena Yatama e do governista Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) em Waspam, Região Autônoma do Caribe Norte (RAAN), deixou um morto e oito feridos, informou nesta quarta-feira a Polícia Nacional e a imprensa local.

O morto foi identificado como Mario Leman Müller, diretor do Yatama, de acordo com um breve relatório policial.

Os oito feridos, atingidos por tiros, são Ray Félix Ramos, Francisco Parista Charly, Wilfredo Padilla Wislar, Juan Obando López, Jailor Bilda Emiliano, Peter Pereira, Moisés Amado Williams Smark e Alexander Ochoa Zúñiga.

As autoridades não precisaram a qual partido pertencem os feridos.

O enfrentamento começou na manhã de segunda-feira, quando “professores e pais de família foram agredidos com armas de fogo, morteiros e pedras, por grupos de pessoas que se identificaram como membros do Yatama”, em plena celebração das festas pátrias relembrando a Batalha de São Jacinto, segundo a polícia nicaraguense.

Durante a noite, supostamente “esses mesmos grupos provocaram e agrediram membros do partido FSLN”, acrescentou.

No entanto, em Waspam a viúva de Leman, Ayucín Ignacio, disse que os membros do Yatama foram agredidos com armas de fogo por supostos militantes do FSLN, publicou hoje o jornal local “La Prensa”.

“A situação está tensa, a opinião pública agora é que a polícia está protegendo os autores (…) as pessoas da Frente Sandinista se organizaram e entraram para atacar os comunitários”, disse ao rotativo, por sua vez, o prefeito de Waspam, Alex Fernández, do Yatama.

Fernández expressou à imprensa que os membros do Yatama estavam em uma casa indígena, e apesar da distância de oito quadras onde está localizada a casa sandinista, os atacantes “entraram atirando balas até onde estavam os comunitários”.

Por ordens do presidente nicaraguense, Daniel Ortega, a Polícia Nacional enviou “forças da direção de Operações Especiais aos municípios de Bilwi e Waspam para garantir a segurança cidadã e promover o diálogo e a convivência pacífica”, assinalou a Polícia.

Waspam está situada a 632 quilômetros ao nordeste de Manágua.

Detalhes sobre o cenário do enfrentamento não foram revelados pela Polícia Nacional. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo