Enfrentamentos deixam 5 jihadistas mortos no Iraque
Mossul (Iraque), 13 set (EFE).- Pelo menos cinco extremistas do Estado Islâmico (EI) morreram neste sábado, entre eles um alto responsável da organização na zona de Raiva, a 100 quilômetros de Mossul, em enfrentamentos com milicianos, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.
Combatentes da denominada “Força de Proteção de Sinjar” mataram durante enfrentamentos armados o jihadista Omar Hassan Saleh, de nacionalidade iraquiana e que procede do clã dos Al Yahish.
Os choques ocorreram na zona de Kohpal, junto a Raiva, próxima à fronteira com a Síria, onde também foram destruídos dois veículos do EI.
Um grande número de jovens pertencentes à minoria yazidi se uniram como voluntários às fileiras da “Força de Proteção de Sinjar” para lutar contra o EI e expulsá-lo do distrito.
A fonte de segurança considerou que a morte de Omar Hassan é um “golpe moral” para os combatentes radicais.
O Estado Islâmico tomou o controle de Sinjar em 3 de agosto após as forças curdas “peshmergas” da cidade se retirarem da cidade, o que provocou uma crise humanitária acompanhada do deslocamento de mais de 400 mil yazidis.
Os jihadistas conquistaram Mossul, a segunda cidade do país, em 10 de junho e declararam um “califado” nas zonas sob seu controle no norte da Síria e Iraque, onde impuseram uma interpretação radical do islã. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.