Enfrentamentos fronteiriços entre Índia e Paquistão deixam três mortos

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2015 13h31

Nova Délhi/Islamabad, 5 jan (EFE).- Os enfrentamentos na fronteira entre Índia e Paquistão, na dividida região da Caxemira, deixaram três pessoas mortas – um indiano e dois paquistaneses – nesta segunda-feira, informaram fontes oficiais.

Um soldado indiano morreu após o impacto de um morteiro, enquanto uma mulher ficou gravemente ferida pelo mesmo motivo, no distrito de Samba, disseram fontes policiais à agência local “Ians”.

As autoridades indianas acusaram as forças paquistanesas de abrir fogo sem provocação, uma acusação também feita pelo Paquistão.

O serviço de comunicação do exército paquistanês informou em comunicado que um jovem de 18 anos e uma mulher morreram em consequência de bombas indianas no setor de Zafarwal.

Este novo incidente ocorre depois da morte, na quarta-feira, de um soldado indiano e quatro paquistaneses, enquanto no sábado faleceram quatro pessoas -uma menina paquistanesa, uma mulher indiana e dois soldados indianos- por enfrentamentos entre militares de ambos países.

As duas potências nucleares se envolveram em duas guerras e conflitos menores pela Caxemira.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar atividades terroristas em seu solo, como o atentado na metrópole de Mumbai de 2008 que deixou 166 mortos, e de apoiar à insurgência na Caxemira.

Aos pés do Himalaia, a Caxemira é a única região da Índia com maioria muçulmana, e o Paquistão reivindica sua completa soberania desde a partilha do subcontinente, realizada em 1947 segundo critérios religiosos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.