Enfrentamentos na Caxemira causam deslocamento de 10 mil indianos

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2015 09h50

Nova Délhi/Islamabad, 6 jan (EFE).- Cerca de 10 mil indianos abandonaram seus lares por enfrentamentos entre Índia e Paquistão em sua fronteira da dividida região da Caxemira, onde desde a semana passada morreram 14 pessoas, as últimas cinco na segunda-feira.

“O povo abandonou seus lares devido ao contínuo bombardeio indiscriminado de áreas civis por parte do Paquistão. (…) O número de aldeães que se refugiaram em zonas mais seguras superou os 10 mil e não para de aumentar”, afirmou nesta terça-feira à agência local “Ians” uma fonte oficial sem identificar.

Os tiroteios de ontem ao longo da fronteira provocaram a morte de um soldado indiano por causa do impacto de uma bomba, enquanto quatro civis morreram no lado paquistanês.

Estes incidentes ocorrem depois da morte, na quarta-feira, de um soldado indiano e quatro paquistaneses, enquanto no sábado faleceram quatro pessoas -uma menina paquistanesa, uma mulher indiana e dois soldados indianos- por enfrentamentos entre militares de ambos países.

Aos pés do Himalaia, a Caxemira é a única região da Índia com maioria muçulmana, e o Paquistão reivindica sua completa soberania desde a partilha do subcontinente, realizada em 1947 com critérios religiosos.

As duas potências nucleares livraram duas guerras e conflitos menores pela Caxemira.

Além disso, a Índia acusa o Paquistão de apoiar atividades terroristas em seu solo, como o atentado na metrópole de Mumbai de 2008, que deixou 166 mortos, e de apoiar a insurgência na Caxemira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.