Enrico Letta confirma candidatura italiana para Jogos Olímpicos de 2024

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2014 10h02

Roma, 8 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, revelou ter conversado com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e confirmou neste sábado que o país terá uma cidade candidata a sediar os Jogos Olímpicos de 2024, mas prometeu não exagerar nos gastos para tentar receber o evento.

Letta concedeu entrevista coletiva durante a manhã deste sábado em Sochi, cidade russa onde tiveram início ontem os Jogos de Inverno.

“Disse ao presidente Bach que o Governo apoiará a candidatura da Itália para os Jogos de 2024. Será um dos assuntos a serem tratados nos próximos meses que terá que ser tratado com atenção”, comentou o premiê, que garantiu gastar menos que Sochi. A cidade russa desembolsou cerca de US$ 50 bilhões na organização dos Jogos de Inverno.

“Não haverá custos faraônicos. Fazer uma edição de Jogos Olímpicos do preço de Sochi é impensável para nós. Temos três anos e meio para preparar a candidatura, e aproveitaremos a experiência com a qual contamos após a preparação da Expo 2015 de Milão”, afirmou.

Além disso, Letta revelou ter se reunido com Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, país que em setembro passado foi escolhido, através de Tóquio, para sediar os Jogos de verão de 2020, desbancando Istambul e Madri.

“Me reuni com Abe, e ele visitará Itália nos próximos meses, provavelmente em maio. Japão obteve a Olimpíada de 2020, edição anterior à que nós aspiramos”, contou.

Em 8 de setembro, um dia depois da escolha de Tóquio, o próprio primeiro-ministro da Itália deixou aberta a possibilidade de que Itália, que retirou a candidatura de Roma à edição de 2020, apresentasse uma proposta de olho em 2024. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.