Entenda como funciona o medidor de combustível do seu carro

  • Por Jovem Pan
  • 16/05/2014 17h17
Divulgação Dados mostrados nem sempre são confiáveis

Ele está sempre ali, à sua frente, mas nem sempre recebe a atenção que merece.

O medidor de combustível pode ser um aliado na hora de controlar o consumo do carro ou, ainda, verificar se há algum problema. Por isso, é fundamental saber como ele funciona. Muitos medidores podem apontar que o tanque da pessoa está vazio mesmo tendo uma boa quantidade de combustível dentro, e o contrário também pode acontecer. Sabe por quê?

Geralmente, os medidores de combustível são compostos por alguns elementos, sendo que o principal deles são bóias que ficam dentro do tanque e possuem uma conexão com haste metálica. O nível de combustível que estiver armazenado dentro do tanque mudará o posicionamento tanto da bóia quanto das hastes que estão conectadas a ela, gerando os dados que serão exibidos no painel do carro.

Quando a bóia que está dentro do tanque estiver na parte mais de cima, o contato que desliza de uma resistência permanece perto do lado aterrado, o que significa que a resistência é pequena e uma quantidade grande de corrente que passa através do módulo que chega até o marcador do painel. Resumindo: quando o nível do tanque baixa, a bóia abaixa, o contato desliza, a resistência aumenta e a quantidade de corrente enviada ao marcador é menor.

Por isso, a imprecisão dos instrumentos de medição pode ser atribuída a esse sistema, que nunca vai conseguir representar fielmente o nível de combustível dentro do carro. Quando o tanque estiver cheio, na verdade a bóia estará submersa, e o medidor só vai começar a se movimentar para a parte vazia quando ela estiver descendo, depois da própria bóia.

Além das bóias, há, ainda, os microprocessadores, que são instalados na parte interna dos tanques de combustível e têm como principal função realizar a leitura da resistência variável no tanque. Depois, as informações são repassadas para outro microprocessador, que faz outra leitura e interpreta os dados. Ele, no entanto, pode se tornar impreciso também, principalmente para os motoristas que não têm o hábito de encher o tanque.

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