Entenda como funcionam os hodômetros dos automóveis

  • 01/05/2014 20h02
Divulgação Hodômetros mecânicos não são mais usados; agora

Você pode não saber o que significa o nome “hodômetro”, mas com certeza já olhou para um. Utilizados para medir a quilometragem, os hodômetros ficam localizados no painel do carro e são divididos em dois tipos: mecânicos – em extinção nos carros fabricados atualmente – e os digitais – utilizados em todos os carros fabricados nos dias atuais. A seguir, explicamos como funcionam esses dois tipos do hodômetro:

Mecânico

Trata-se de um conjunto de engrenagens, girados por um cabo flexível feito de uma mola firmemente enrolada. Geralmente, o cabo gira dentro de um tubo de metal protetor com um alojamento em borracha. Essa engrenagem atua no eixo de saída da transmissão, girando o cabo, que faz o caminho até o painel de instrumentos, onde é conectado ao eixo de entrada do hodômetro.

Esse hodômetro utiliza uma série de três engrenagens sem-fim para atingir 1690:1 de redução. O eixo de entrada aciona o primeiro eixo de rosca, que aciona uma engrenagem. Cada volta completa da rosca só vira um dente da engrenagem. Essa engrenagem gira outra rosca, que gira outra engrenagem, que gira a última rosca e, finalmente, a última engrenagem, acoplada a um indicador de 1 milha.

Na sequência, cada indicador é girado por linguetas no indicador anterior através de uma pequena engrenagem auxiliar. Quando o conjunto de duas linguetas dá a volta até as engrenagens de plástico, um dos dentes cai entre as linguetas e vira com o indicador até que elas passem. Essa engrenagem também engata uma das linguetas no próximo indicador maior, virando o mesmo em um décimo da revolução.

Uma outra característica dos hodômetros digitais é que eles são rebobináveis. Quando você dá marcha à ré no carro, o hodômetro de fato pode voltar.

Digital

O hodômetro digital funciona da mesma maneira que os computadores do bicicleta: uma roda dentada é montada na saída de transmissão e um sensor magnético conta os pulsos conforme a passagem de cada dente da roda. Cada vez que o computador detecta o pulso, ele adiciona mais uma circunferência da roda à distância total e atualiza o mostrador digital. Alguns carros utilizam rodas dentadas e um captador óptico, com o mesmo mecanismo do mouse de computador.

A informação é transmitida ao painel de instrumentos através de um único fio de barramento de comunicação da unidade de controle do motor ao painel de instrumentos. A unidade de controle do motor envia um pacote de informações, composto por um cabeçalho e dados, várias vezes por segundo.

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