Entenda a diferença entre alinhamento e balanceamento
Você já deve ter percebido quando seu carro puxa para a direita ou esquerda, certo? Isso significa que seu carro está desalinhado e precisa de um ajuste no ângulo das rodas, que precisam ser perpendiculares ao solo e paralelas entre si.
Já quando você sente que o volante vibra ou o carro apresenta barulhos em uma determinada velocidade, o problema está no balanceamento, que permite que a roda gire sem provocar vibrações.
O alinhamento é de extrema importância para os veículos, pois previne o desgaste irregular dos pneus, o aumento do atrito do pneu no solo, o que economiza combustível, e o deslocamento do veículo, melhorando sua dirigibilidade. Ele é realizado de forma simples e leva cerca de 30 minutos para ser finalizado.
Recomenda-se que o alinhamento seja feito em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo, sempre após um impacto forte contra buracos, pedras ou outros objetos, sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção ou quando os pneus forem substituídos.
O balanceamento nas quatro rodas é essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus e deve ser realizado sempre que houver substituição de pneus, quando for realizado um conserto em pneus ou câmaras, quando o motorista sentir vibrações no volante, no caso de substituição de elementos do conjunto rodante (pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc) ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.