Enviado da ONU na Crimeia foi obrigado a ir para aeroporto após ameaças

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 15h24

 O enviado do secretário-geral da ONU para a Crimeia, Robert Serry, foi ameaçado nesta quarta-feira em Simferopol por homens armados que o obrigaram a ir para o aeroporto para sair da região, informaram a imprensa local e jornalistas.

Segundo o jornalista James Mates afirmou na sua conta do Twitter, “aconteceu um incidente muito desagradável” com Serry e seu veículo foi para o aeroporto graças a um corredor aberto pela polícia para o defender de um grupo que agredia o funcionário da ONU.

Anteriormente, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia assegurou que Serry tinha sido sequestrado por homens armados.

“Serry acaba de informar que seu automóvel em Simferopol foi bloqueado por homens armados e de uniforme, que lhe disseram que tinham ordens de o levar ao aeroporto. Ele se negou a ir, e agora está retido, de fato, como refém”, disse Evgueni Perebinis, funcionário do Ministerio das Relações Exteriores da Ucrânia.

O diplomata holandês viajou para a república autônoma ucraniana da Crimeia, de maioria de habitantes da origem russa, por incumbência do subsecretário-geral da ONU, Jan Eliasson, que visitou Kiev.

Eliasson afirmou depois, segundo a cadeia britânica “BBC”, que Serry “está seguro e em bom estado em seu hotel”, embora tenha confirmado que o incidente com os homens armados que o ameaçaram realmente ocorreu.

Serry é o enviado à Ucrânia do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, encarregado de analisar a situação no terreno, e é o primeiro funcionário das Nações Unidas presente na Crimeia desde a explosão da atual crise causada pela intervenção militar russa no território ucraniano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.