Enviado da ONU para a Síria pede esforço coletivo para acabar com terrorismo
O novo emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, insistiu neste domingo (14), na necessidade de trabalhar de “forma coletiva”, especialmente com a Liga Árabe, para encontrar uma solução para o conflito sírio e lutar contra o terrorismo.
Mistura se reuniu no Cairo com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, a quem informou sobre os resultados de sua recente visita a Damasco e de suas reuniões com os dirigentes sírios.
Em breves declarações à imprensa na sede da organização pan-árabe, o diplomata italiano pediu cooperação e revelou que prosseguirá seu tour pela região.
O objetivo desta viagem é “tratar com os responsáveis (regionais) a situação na Síria e seguir a crise humanitária, especialmente a dos refugiados e deslocados”, indicou Staffan.
No sábado, o enviado internacional visitou o Líbano para obter informações sobre as consequências da guerra síria nesse Estado vizinho.
Mistura qualificou os contatos que sustentou na Síria ao longo desta semana como “importantes” e revelou que a delegação que o acompanha ainda permanece na Síria.
O diplomata italiano foi nomeado como enviado especial para a Síria em julho pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em substituição de Lakhdar Brahimi, que renunciou em 31 de maio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.