Enviado da União Europeia à Turquia renuncia ao cargo com aumento das tensões

  • Por Estadão Conteúdo
  • 14/06/2016 12h03
29/11/2015O fortalecimento de cooperação e a gestão do fluxo migratório dominam a cúpula de domingo (29) entre União Europeia (UE) e Turquia, que ocorre em Bruxelas e contará com a presença do primeiro-ministro português, Antônio Costa. Chefes de Estado e de Governo europeus como o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu. Fotos Públicas Turquia e União Européia

De acordo com autoridades turcas, o embaixador e principal homem da União Europeia em Ancara, Hansjoerg Haber, renunciou ao cargo, nesta terça-feira (14), em meio ao aumento das tensões sobre o acordo que prevê o controle do fluxo de imigrantes para a Europa.

Haber, que estava há apenas dois anos no país, deve deixar o posto em 1º de agosto, sendo substituído até lá por outro enviado, disse Frederica Mogherini, porta-voz chefe de política externa da UE.

O movimento acontece no contexto de fortes críticas sobre o acordo de março entre a Turquia e a União Europeia. O governo turco reclama que Bruxelas não está entregando o que prometeu, ou seja, a liberação de vistos para cidadãos oriundos da Turquia viajarem à Europa, além das voltas de negociações para a entrada na União Europeia e uma ajuda financeira da US$ 6 bilhões para controlar o maior fluxo de imigrantes ao continente desde a Segunda Guerra.

“A Turquia é um parceiro chave, um país candidato ao nosso bloco. Nós re-energizamos nossa relação. Contatos são feitos em todos os níveis e as negociações continuam”, pontuou a União Européia.

Duas autoridades ligadas a Bruxelas disseram que o bloco não estava satisfeito com o desempenho de Harber, sentimento que cresceu após ele atrair a ira do presidente turco, Recep Taiyp Erdogan, com comentários provocativos sobre o acordo de imigração.

“Ele se tornou uma persona non grata rapidamente”, disse um articulador europeu, corroborado por outro que relatou que ele “nunca conseguiu uma abertura real dentro do governo”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.