Epidemia cresce e Paraguai já registra quase 9 mil casos de dengue
Assunção, 23 mai (EFE).- O Paraguai registrou 8.833 pessoas infectadas pelo vírus da dengue, a maior parte nos departamentos de Caaguazú e Alto Paraná, informou o Ministério da Saúde Pública neste sábado.
A maioria dos casos confirmados está em Coronel Oviedo, Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco, Minga Guazú e Juan Leon Maiorquino, todos eles no centro e no leste do país.
O MSP destacou que continuam a ser detectados focos no departamento de São Pedro, com um aumento dos casos em Santa Rosa do Aguaray, afirmou a coordenadora do Centro Nacional da direção geral de Vigilância da Saúde, Andrea Ojeda.
Por outra parte, continuam a aumentar os casos registrados na área metropolitana em Assunção, em localidades como Fernando da Mora, Villa Elisa e Ñemby, mas sem haver nenhuma zona ou distrito onde se tenha identificado novo surto.
Ojeda assinalou que 20.541 pessoas continuam a ser analisadas como casos suspeitos de dengue ou chicungunha.
O último relatório sobre o estado do vírus chicungunha no Paraguai, publicado há três dias, indicou que foram confirmados no país 1.362 casos da doença, a maioria concentrados no departamento Central do país.
O MSP lembrou que o meio mais seguro para evitar contrair tanto o vírus da dengue como o da chicungunha e prevenir sua proliferação é combater o vetor que transmite ambas doenças, o mosquito Aedes aegypti.
Neste sentido, a instituição insistiu na necessidade de a população se desfazer dos objetos que possam acumular água.
Embora o chicungunha e a dengue não causem morte, foram registrados óbitos em pacientes com condições pré-existentes, como câncer, obesidade, diabetes, asma e hipertensão. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.