Equador declara “alerta vermelho” por perigo de tsunami após tremor no Chile

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 23h05
  • BlueSky

Quito, 1 abr (EFE).- O Equador declarou nesta terça-feira “alerta vermelha no litoral” do país sobre o Pacífico pelo perigo de um tsunami provocado pelo terremoto de 8,2 graus na escala Richter que atingiu o norte do Chile, informou o presidente equatoriano, Rafael Coreia.

Correa confirmou a declaração de alerta vermelho pelo Twitter: “Forte terremoto no mar do Chile. A INOCAR emitiu alerta de tsunami. Todo nosso litoral deve estar atento e preparado”.

“Alerta vermelho no litoral equatoriano” e “Se declara ALERTA VERMELHo DE TSUNAMI na costa equatoriana”, escreveu em sua conta no Twitter a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos (SNGR).

Além disso, o Instituto Oceanográfico da Armada (Inocar) do Equador, assinalou que o “alerta de tsunami foi emitido para todo nosso perfil litorâneo após o terremoto de quase 8 graus no Chile”.

O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional do Equador indicou que a magnitude do tremor rondou os 8 graus na escala Richter, mas ressaltou que esse dado será confirmado à medida que surgirem novas informações dos diferentes centros de vigilância geológica no mundo.

Uma fonte do IG assinalou à Agência Efe que as autoridades equatorianas declararam como medida preventiva o “alerta vermelho”, já que o terremoto tem “características tsunamigênicas”, ou seja potencialmente geradora de maremoto.

O terremoto ocorreu, acrescentou Liliana Troncoso, do IG, na chamada “zona de subducção”, onde se chocam as placas de Nazca e a continental sul-americana.

O tremor foi “de magnitude grande”, embora não tenha sido sentido no Equador, acrescentou ao detalhar que o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (Pacific Tsunami Warning Center) advertiu que o fenômeno marítimo pode se formar e afetar o litoral do Chile, do Peru e do Equador.

Segundo o centro, se o tsunami alcançar o litoral equatoriano pode chegar duas horas depois do momento do terremoto, registrado às 18h46 (locais, 20h46 de Brasília).EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.