Equador ratifica asilo a Assange após Suécia manter ordem de detenção

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 20h03

Quito, 21 nov (EFE).- O governo do Equador ratificou nesta sexta-feira o asilo diplomático concedido ao fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, sobre quem pesa uma ordem de detenção por parte da Justiça da Suécia por supostos delitos sexuais.

Perante a decisão da Corte de Apelações de Estocolmo, que mantém a ordem de detenção contra Assange, o governo equatoriano ratificou a vigência do asilo concedido ao australiano em 2012 e a proteção da qual goza na embaixada do Equador em Londres desde junho daquele ano.

“Fiel a sua longa tradição de defesa dos direitos humanos, e em particular aos das vítimas de perseguição política, o Equador ratifica seu compromisso de proteger a liberdade e a vida do cidadão Julian Assange”, afirma um comunicado oficial da chancelaria equatoriana.

Além disso, o governo equatoriano “reitera seu oferecimento de cooperação judicial ao Reino da Suécia, para conseguir uma pronta solução ao caso”.

O texto oficial lembra que “o Equador mantém seu convite a que funcionários suecos visitem sua embaixada em Londres para que tomem o depoimento de Julian Assange ou utilizem meios de videoconferência para isso”.

“Ambas possibilidades estão contempladas de forma explícita na legislação processual vigente na Suécia e na União Europeia”, acrescenta o comunicado, no qual Equador expressa também “sua confiança em reabrir com prontidão os canais de diálogo político no mais alto nível com o governo da Suécia, o que permitirá abordar de maneira franca e construtiva o caso em questão”.

Assange, responsável pelo vazamento de milhares de documentos secretos por meio do portal Wikileaks, se refugiou na embaixada equatoriana em Londres para evitar ser extraditado à Suécia, de onde teme que possa ser entregue aos Estados Unidos.

Esse argumento foi o que o Equador esgrimiu para conceder o asilo ao australiano, acusado de quatro crimes sexuais contra duas mulheres, que ele nega, quando estava de visita na Suécia em agosto de 2010. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.