Equipe itinerante faz cadastramento biométrico no Distrito Federal

  • Por Agencia Brasil
  • 07/01/2014 18h59

Da Agência Brasil

Brasília – Mais de 200 pessoas são atendidas diariamente no ônibus itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE- DF), na Administração Regional do Varjão. A equipe itinerante permanecerá no local até sexta-feira (10). O objetivo dos funcionários do TRE é atender às comunidades que têm dificuldade de acesso aos cartórios eleitorais para fazer o cadastramento biométrico.

Gilberto dos Santos Pinto, de 31 anos, tratador de piscinas, pensou em não recadastrar seu título. Ele alegou falta de tempo e a dificuldade de acesso ao cartório eleitoral. “Ele [cartório] é contramão” e, portanto, o ônibus itinerante “facilitou e muito” o recadastramento dos moradores locais.

Os funcionários do tribunal já passaram por outros locais do DF como o Setor Habitacional Águas Quentes, área rural próxima de Santo Antônio Descoberto, em Goiás, distante 49 quilômetros de Brasília. Já foram atendidas 2.592 pessoas pela equipe do ônibus itinerante desde o início da operação, no dia 12 de dezembro.

O ano começou com 70% do eleitorado do Distrito Federal cadastrado no novo sistema de identificação biométrica. O recadastramento teve início em 25 de fevereiro do ano passado, com a meta de atender a 80% da população até o dia 31 de março. “Para serem recadastrados, os eleitores devem levar documento oficial com foto podendo ser identidade, a carteira de trabalho, o certificado de reservista ou a certidão de nascimento junto com o comprovante de residência”, informou a servidora do 2° Cartório do Paranoá, Raimunda Alves.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil