Equipes chinesas cavam canal para drenar lago surgido por terremoto

  • Por Agencia EFE
  • 09/08/2014 08h41
  • BlueSky

Pequim, 9 ago (EFE).- As equipes de resgate chinesas trabalham na escavação de um canal que deve drenar a água de um lago que surgiu depois do terremoto que sacudiu Yunnan (sudoeste) há seis dias, que deixou pelo menos 617 mortos e 114 desaparecidos.

O lago, formado pelos desprendimentos de terra que bloquearam o rio Niulan, ameaça seriamente há dias engolir povoados e até sete centrais elétricas próximas, segundo publica neste sábado o “South China Morning Post”.

Espera-se que o canal, de cinco metros de largura e oito de profundidade, termine em cinco dias, de modo que evite ainda mais danos quase uma semana depois do terremoto, ocorrido no domingo passado e que também deixou mais de 3.143 feridos e 230 mil deslocados.

Para escavar o muro de terra que obstrui o lago, formado por grandes rochas, as equipes de resgate utilizarão explosivos que as reduzirá a pedras pequenas que depois possam ser retiradas pelos bulldozer, aponta o jornal, que cita Yue Xi, diretor da operação.

Em 2008, o forte terremoto de 8 graus na escala Richter que assolou Sichuan (oeste) e matou quase 70 mil pessoas, também criou um lago perto do epicentro, na cidade de Tangjiashan, que foi finalmente drenado por meio de um túnel. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.