Equipes chinesas cavam canal para drenar lago surgido por terremoto
Pequim, 9 ago (EFE).- As equipes de resgate chinesas trabalham na escavação de um canal que deve drenar a água de um lago que surgiu depois do terremoto que sacudiu Yunnan (sudoeste) há seis dias, que deixou pelo menos 617 mortos e 114 desaparecidos.
O lago, formado pelos desprendimentos de terra que bloquearam o rio Niulan, ameaça seriamente há dias engolir povoados e até sete centrais elétricas próximas, segundo publica neste sábado o “South China Morning Post”.
Espera-se que o canal, de cinco metros de largura e oito de profundidade, termine em cinco dias, de modo que evite ainda mais danos quase uma semana depois do terremoto, ocorrido no domingo passado e que também deixou mais de 3.143 feridos e 230 mil deslocados.
Para escavar o muro de terra que obstrui o lago, formado por grandes rochas, as equipes de resgate utilizarão explosivos que as reduzirá a pedras pequenas que depois possam ser retiradas pelos bulldozer, aponta o jornal, que cita Yue Xi, diretor da operação.
Em 2008, o forte terremoto de 8 graus na escala Richter que assolou Sichuan (oeste) e matou quase 70 mil pessoas, também criou um lago perto do epicentro, na cidade de Tangjiashan, que foi finalmente drenado por meio de um túnel. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.