Erdogan acredita que União Europeia impõe obstáculos para adesão da Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h02

Ancara, 9 mai (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou neste sábado que o objetivo de ser membro da União Europeia segue firme, apesar de o bloco empregar “todos os meios possíveis” para bloquear a incorporação do país.

“Impõem todo tipo de obstáculos para parar a Turquia”, afirmou o governante em discurso televisionado na Fundação de Desenvolvimento Econômico, coincidindo com o Dia da Europa.

O chefe de Estado repassou as dificuldades que estão atrapalhando o processo de diálogo, negociado entre a Turquia e a União Europeia desde 2005.

“Propuseram uma associação privilegiada, disseram que as crenças (muçulmanas) da Turquia não coincidem com suas crenças (cristãs). Disseram que a UE só é para os que estão no continente europeu, e no entanto, admitiram países de fora do continente”, completou Erdogan.

A situação, que impede a abertura de novos capítulos na negociação, teria feito com que a população turca questionasse a sinceridade da UE, conforme o presidente.

Para o líder turco, a posição geográfica do país, dividido em dois continentes, não é um obstáculo, mas uma riqueza para o bloco.

A segurança europeia foi outro argumento questionado pelo presidente, que garantiu que os problemas devem ser enfrentados em conjunto pelos países da região.

“A UE perde sangue continuamente. Tem que seguir seu processo de ampliação sistematicamente. Nosso projeto de uma nova Turquia não é independente da adesão à UE. Achamos que podemos conseguir esse objetivo mais rápido como membros de pleno direito do bloco”, ressaltou Erdogan. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.