Erdogan barra comissão de observação do processo de paz curdo

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2015 08h33

Ancara, 20 mar (EFE).- O presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan, assinalou nesta sexta-feira, véspera de um importante feriado curdo, que é contra a comissão nacional que o governo turco está estabelecendo para observar o processo de paz com a minoria curda no país.

“Não tenho notícias concretas disto. Direi francamente: não vejo nada positivo. Não é acertado”, disse Erdogan em entrevista coletiva, transmitida pela emissora “NTV”, ao ser perguntado pela comissão, oficialmente já em processo de estabelecimento.

Na quarta-feira, o vice-primeiro-ministro turco, Yalçýn Akdoðan, explicou que a comissão teria cinco ou seis membros e que alguns nomes já tinham sido escolhidos, embora o primeiro-ministro, Ahmet Davutoðlu, tomaria uma decisão definitiva até o final da semana.

A imprensa turca divulgou hoje os nomes de uma acadêmica, um artista e um jornalista que integrarão a comissão.

Mas após a declaração de Erdogan, apesar de o presidente teoricamente não ter poderes executivos, é pouco provável que o governo continue com o projeto, assinalaram hoje alguns analistas.

A postura de Erdogan pode ser um revés amanhã, na celebração do Newroz, a maior festa anual curda, quando será lida uma carta com uma chamada pela paz e pelo desarmamento, enviada da prisão pelo fundador do ilegal Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK), Abdullah Öcalan. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.