Erdogan convoca população a tomar as ruas contra tentativa de golpe

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/07/2016 20h17
Reprodução/Twitter Exército da Turquia tomou as ruas do país e a situação é de muita tensão

Em um comunicado ao vivo de um local desconhecido via FaceTime para a CNN da Turquia, o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan afirmou que “não há poder maior do que o poder do povo”, em um comunicado após a meia-noite, em horário local. O presidente convocou a população a “tomar as ruas” contra a tentativa de golpe do Exército turco. 

Ele afirmou que um grupo de militares se rebelou e os acontecimentos não ocorrem sob o comando da estrutura oficial. 

“Eu certamente não acredito que eles golpistas serão bem sucedidos, ao longo da história, aqueles que tentaram dar golpes nunca conseguiram e, mais cedo ou mais tarde, eles irão perecer”, disse Erdogan, que governa o país desde 2002. 

O Exército turco afirmou em comunicado que estava tomando o poder para “reestabelecer a ordem constitucional” e que lidaria com todas as responsabilidades governamentais. 

Forças turcas estão bloqueando duas das maiores pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, e aviões militares foram vistos sobrevoando a capital turca, Ancara, em baixa altitude. Há tanques posicionados na parte externa do aeroporto internacional Ataturk. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.