Erdogan encarrega a premiê Davutoglu missão de formar novo governo da Turquia
Ancara, 9 jul (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, encarregou nesta quinta-feira oficialmente ao primeiro-ministro interino, Ahmet Davutoglu, a formação do novo governo do país por ser o líder do partido mais votado nas eleições de 7 de junho.
Antes de receber a missão, Davutoglu já tinha anunciado que começaria na próxima semana as reuniões com os líderes dos outros três partidos com representação parlamentar para buscar apoios a seu gabinete ou formar uma coalizão.
O partido islamita AKP, fundado por Erdogan e dirigido agora por Davutoglu, ganhou as eleições, mas perdeu a maioria absoluta que tinha desde 2002. O AKP obteve 258 cadeiras, contra 132 do social-democrata CHP e 80 do ultranacionalista MHP e do pró-curdo e esquerdista HDP.
Desde a constituição da mesa do parlamento, que aconteceu hoje, o candidato a formar governo tem 45 dias para tentar reunir os apoios suficientes. Se nesses 45 dias não for formado um gabinete, o presidente terá que convocar novas eleições.
Caso Davutoglu não alcance apoios, a incumbência será passada sucessivamente aos líderes dos outros partidos por ordem em função dos votos recebidos.
Davutoglu viajará amanhã à Bósnia, onde no sábado participará dos atos pelo 20º aniversário do genocídio de Srebrenica, por isso os contatos com os outros líderes começarão na semana que vem.
A possibilidade de pactuar um governo de coalizão soa complicada pelas tensões entre os quatro partidos. Até agora, o MHP e o HDP rejeitaram categoricamente governar juntos, e tanto eles como o CHP descartaram pactuar com o AKP. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.