Erdogan promete impedir formação de Estado curdo no norte da Síria
Istambul, 27 jun (EFE).- A Turquia nunca permitirá que a formação de um Estado curdo no norte da Síria, prometeu o presidente Recep Tayyip Erdogan, em discurso divulgado neste sábado pelo “Hürriyet Daily News”.
“Nunca permitiremos que um Estado se forme no norte da Síria, ao sul de nossa fronteira”, disse Erdogan em discurso pronunciado na noite da sexta-feira, após o jantar formal do Ramadã.
O líder turco assegurou: “Tentam completar uma operação para mudar a demografia na zona, e não permitiremos”, em referência a algumas notícias que indicam que as milícias curdas, em seu combate contra os jihadistas do Estado Islâmico, expulsaram a minoria turcomana – sírios de fala turca – das áreas que conquistaram.
As milícias curdas, o braço armado do partido PYD, que dominam o nordeste da Síria, negaram as expulsões.
O especialista curdo-sírio em direitos humanos Hefiz Abdurrahman disse à Agencia Efe que essas expulsões são “improváveis”, já que o PYD pode oprimir toda dissidência curda interna, mas não tem interesse em criar inimizades com minorias que não representam uma ameaça a sua hegemonia.
Fontes do governo turco consultadas pela Efe confirmaram a “preocupação” do governo com o possível estabelecimento de uma autonomia curda na Síria, apesar de os dirigentes do PYD nunca terem proclamado a intenção de declarar ess entidade.
“Mas têm essa intenção, mesmo que não digam”, argumentaram estas fontes.
Perguntado por que a Turquia mantém excelentes relações com o Curdistão iraquiano autônomo, que trabalha com a ideia da independência, as fontes consultadas explicaram que naquele caso se trata de uma autonomia pactuada com o governo central, o que não seria o caso na Síria. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.