Erupção de vulcão japonês Shindake é dada por encerrada pelas autoridades
Tóquio, 30 mai (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão informou neste sábado que a erupção do vulcão Shindake “aparentemente terminou”, um dia depois que sua atividade causou a evacuação dos 137 moradores da ilha de Kuchinoerabu (sudoeste).
Apesar disso, a agência estatal advertiu que pode ocorrer explosões em grande escala, por isso que manteve os níveis de alerta.
A primeira explosão do Shindake foi registrada na manhã da sexta-feira e imediatamente foi ativado o nível máximo de alerta em caso de erupção e recomendada a evacuação da ilha, situada a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio.
Após a erupção, os meios de comunicação japoneses mostraram imagens de uma enorme nuvem de cinza que chegou a alcançar cerca de 9 mil metros de altura.
A Agência Meteorológica japonesa detalhou, além disso, que o magma cuspido pelo vulcão desceu a montanha de 650 metros e chegou até as praias da ilha.
Na manhã deste sábado, ainda é possível observar fumaça saindo do vulcão que alcançava cerca de 200 metros, enquanto as cinzas chegaram à próxima ilha de Yakushima, a 12 quilômetros de Kuchinoerabu.
Apesar de tudo, apenas duas pessoas ficaram levemente feridas e todos os habitantes do local foram levados a uma ilha próxima.
Nos próximos dias será decidido o futuro dessas pessoas evacuadas. EFE
raa/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.