ESA amplia missão da sonda Rosetta até setembro de 2016

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2015 12h25

Paris, 23 jun (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou nesta terça-feira o prolongamento até setembro de 2016 da missão da sonda Rosetta, que inicialmente deveria terminar em dezembro deste ano.

A decisão de ampliar a missão por mais nove meses foi tomada pelo comitê de programas científicas da ESA, e provavelmente terminará com sua aterrissagem na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no qual está o robô Philae, que estava em hibernação no local desde novembro de 2014 até meados de junho, quando deu sinais de nova atividade.

Em comunicado, a ESA explicou que a conclusão da viagem de Rosetta ocorrerá conforme se afaste do sol, já que deixará de receber a energia necessária para que os equipamentos funcionem de forma eficiente.

Antes disso, a sonda observará como o cometa se aproxima do Sol, até chegar ao momento de máxima proximidade, no dia 13 de agosto.

A continuação do estudo ao longo do ano que vem permitirá que os cie tenham conhecimento sobre a atividade do astro nas diferentes fases de sua órbita.

Também se espera que haja uma oportunidade para uma identificação visual de Philae a uma distância menor da qual se conseguiu até agora (a 10 quilômetros, em vez de 20 quilômetro).

As equipes que supervisionam Rosetta aproveitarão o tempo suplementar que terão para realizar novas pesquisas, algumas potencialmente perigosas para a sonda. Isso inclui voos pela face noturna do cometa para observar o plasma, o pó, o gás e as diversas interações, assim como para recuperar amostras do pó expelido do núcleo.

O cientista do projeto Matt Taylor considerou que a ampliação da missão é “uma notícia fantástica para a ciência” porque será possível supervisionar “o declive na atividade do cometa conforme nos afastamos de novo do Sol e teremos a oportunidade de voar mais perto do cometa para continuar juntando mais dados”.

Para Taylor, com a comparação dos dados anteriores e dos posteriores, “teremos um melhor conhecimento de como evoluem os cometas durante sua vida”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.