ESA recebe sinal do módulo Philae e faz manobra de rotação

  • Por Agencia EFE
  • 15/11/2014 00h19

Redação Central, 14 nov (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA) recebeu no fim da noite desta sexta-feira um sinal do módulo Philae direto da superfície do cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, a 511 milhões de quilômetros da Terra, segundo um tweet da ESA.

“Te escuto. O sinal voltou. Dados de telemetria e científicos fluem desde a superfície” do cometa, diz o tweet da ESA que revela que o módulo espacial segue ativo.

A missão espacial esteve a ponto de fracassar, pouco depois de começar seus experimentos no cometa, pois era esperado que suas baterias se esgotassem durante a noite, já que os painéis solares não estavam recebendo luz suficiente e a comunicação com a Terra poderia ser interrompida.

“Vamos ver se você pode conseguir um pouco mais sol @Philae2014!” tuitou a ESA, que acrescentou que o módulo estava realizando uma manobra de “elevação e rotação” de seu trem de pouso, em uma tentativa de reposicionar o aparelho para que seus painéis solares pudessem receber luz e carregar as baterias.

Aparentemente, e segundo os tweets da ESA, a operação foi bem sucedida, ao girar o módulo em 35 graus. “A rotação foi um sucesso (35 graus): parece um novo cometa deste ângulo”, tuitou a agência espacial.

Os responsáveis pela missão afirmaram ao longo de todo o dia que, se fosse possível estabelecer conexão com o módulo nesta noite, o objetivo da missão seria tentar um leve reposicionamento do aparelho para aumentar as possibilidades de que “volte a funcionar e enviar dados”, por causa do perigo do esgotamento de suas baterias.

Após decolar da Terra e viajar 511 milhões de quilômetros, o módulo pousou há dois dias no asteroide, mas não no lugar exato em que estava previsto, e sim numa área escura e rochosa, onde não foi possível receber luz para carregar as baterias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.