Escolas bolivianas analisarão letras de canções em aulas de educação sexual
La Paz, 1 jun (EFE).- Os alunos bolivianos analisarão as letras das canções criticamente como parte de um programa de educação sexual diante do aumento da gravidez de adolescentes na Bolívia, informou o governo nesta segunda-feira.
O ministro da Educação, Roberto Aguilar, declarou à imprensa que darão instruções para que nas aulas de Linguagem e Comunicação e de Literatura seja “incorporada a análise crítica das letras dos diferentes gêneros musicais”.
Aguilar detalhou que o governo não busca “proibir nada, nem queimar a música”, mas que os estudantes entendam, compreendam e critiquem as letras que têm conteúdo “altamente sexual” e que podem influenciar na conduta dos adolescentes.
Segundo o ministro, muitas letras de canções colocam a mulher como um “objeto sexual”, um dos temas que devem ser discutidos como parte do programa de educação sexual para jovens.
Além disso, o Ministério da Educação anunciou a criação das “escolas de pais e mães” nas unidades educativas para apoiar a educação sexual e reprodutiva. Também capacitará um grupo de professores para que formem uma rede de apoio às famílias.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) advertiu na semana passada para as “alarmantes” consequências do alto índice de gravidez de adolescentes na Bolívia, que atinge um quarto das adolescentes entre 12 e 18 anos.
Para o UNFPA, as gravidezes adolescentes implicam “que milhares de adolescentes bolivianas, entre 15 a 19 anos, vivam essa etapa sozinhas, parem de estudar, aceitem um trabalho de baixa qualidade, o que aumenta sua vulnerabilidade à pobreza, à exclusão e à dependência”.
Segundo o Sistema Nacional de Informação em Saúde (SNIS), em 2013 foram registradas na Bolívia mais de 90 gravidezes de garotas com menos de 20 anos. EFE
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