Escombros são retirados do prédio da Luz e trens podem ser liberados na segunda

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2015 15h37
SÃO PAULO, SP - 26.12.2015: TRENS-SP - Obras de emergência são realizadas no prédio que abriga o Museu da Língua Portuguesa, ao lado da Estação da Luz, que foi atingido por um grande incêndio no último dia 21. Técnicos do IPT devem fazer uma vistoria na estação da Luz na segunda feira para verificar se trens podem voltar a circular. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress) Marlene Bergamo/Folhapress Dois grandes guindastes foram levados ao local para remover vigas danificadas do telhado

O governador Geraldo Alckmin fez uma vistoria ao prédio do Museu da Língua Portuguesa, no conjunto que abriga a Estação da Luz, centro de São Paulo, e recebe trabalho de remoção de estruturas danificadas e escoradas neste sábado (26). O edifício foi atingido por um grande incêndio na tarde de segunda (21), que matou um bombeiro que trabalhava no local.

Alckmin disse que a prioridade é liberar a circulação de pelo menos três vias das quatro que compõem a plataforma dos trens das duas linhas da CPTM que passam pelo local (11-Coral e 7-Rubi*). “O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) vai dizer se pode já liberar na segunda-feira (28) ou se precisa de mais medidas de segurança”, explicou o governador.

Uma empresa de engenharia fazia neste sábado a remoção de partes incendiadas e comprometidas. “A gente está removendo as peças que estão em iminência de queda para que o IPT possa entrar na região e fazer uma nova inspeção com maiores acessos”, explicou Renato Lopes, engenheiro responsável pelas obras.

Caso não chova, os trabalhos de remoção e limpeza podem ser terminados ainda neste sábado (26), mas podem se prolongar até domingo, avalia Lopes.

O peso das estruturas e uma das paredes que está voltada a uma das plataformas da estação CPTM causavam preocupação. Vigas da cobertura do edifício também eram removidas com dois grandes guindastes levados ao local.

*A Linha 7 (Rubi) não funciona entre as estações Barra Funda e Luz e a CPTM recomenda que os usários façam a baldeação para o metrô na Barra Funda.

**A Linha 11 (Coral) não funciona entre o Brás e a Luz e CPTM recomenda a transferência para o metrô na estação Brás.

Com informações do repórter Jovem Pan Carlos Aros

Veja foto do momento do incêndio da última segunda de Sebastião Moreira (EFE):

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.