Escorpiões invadem área metropolitana de Buenos Aires; governo emite alerta
Buenos Aires, 19 dez (EFE).- O governo da província de Buenos Aires emitiu um alerta oficial pela aparição de escorpiões na área metropolitanada da capital argentina, a mais povoada do país, depois que uma menina de quatro anos foi picada, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes oficiais.
O fato que disparou o alarme ocorreu no município de Quilmes, situado ao sudeste da capital argentina, e a menina teve que ser hospitalizada, mas recebeu alta na segunda-feira.
Fontes do Ministério da Saúde portenho indicaram que na província ocorrem cerca de 200 incidentes por ano com escorpiões, cujas picadas podem ser mortais, mas perante o caso na área metropolitana recomendaram extremar as medidas preventivas já que a temporada de chuvas se aproxima.
Os escorpiões costumam ficar em locais úmidos e podem ser encontrados em andares altos de edifícios, em porões ou câmaras subterrâneas.
A periculosidade varia, já que há dois tipos destes animais, mas só um é potencialmente mortal e depende da quantidade de veneno injetada durante a picada.
Os efeitos também mudam de acordo com o lugar anatômico da picada, o tipo de tecido envolvido e a zona geográfica (em climas cálidos e secos o veneno é mais potente), além da idade e o estado de saúde prévio da vítima. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.