Escritor e tradutor francês, François Maspero morre aos 83 anos

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2015 09h53

Paris, 13 abr (EFE).- François Maspero, escritor e tradutor francês especializado em autores como os espanhóis Arturo Pérez-Reverte, Carlos Ruiz Zafón e o colombiano Álvaro Mutis, morreu no sábado em sua casa em Paris, aos 83 anos, segundo confirmou nesta segunda-feira sua editora, Éditions du Seuil.

O corpo do escritor foi encontrado no dia seguinte de sua morte na banheira de sua residência, segundo afirmaram pessoas próximas à imprensa local.

Nascido em uma família de historiadores vítimas da repressão nazista, Maspero começou na literatura como livreiro, mas logo fundou uma editora que levava seu sobrenome.

Durante os anos 60 e 70, o estabelecimento se tornou referência na capital francesa devido à publicação de obras sobre a guerra da Argélia e o neocolonialismo.

Abertamente de esquerda, Maspero teve publicações proibidas e recebeu diversas denúncias, multas e até a supressão de seus direitos cívicos.

Aos 50 anos, deixou a editora e, após um acidente de moto e uma tentativa de suicídio, decidiu se dedicar à escrita. Entre suas obras há romances e relatos de viagem. Ao longo dos últimos anos, se dedicou à tradução de autores de língua espanhola, como Fernando Savater e Eduardo Mendoza. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.