Escritores comemoram aprovação de projeto que libera biografias não autorizadas
Escritores festejaram a aprovação na Câmara do projeto de lei que libera a venda de biografias não autorizadas. A inexistência de norma permitiu a proibição de distribuição de vários livros, entre os quais um sobre a vida de Roberto Carlos.
O autor das biografias de Olga Benário Prestes e Assis Chateaubriand o fim do veto imposto até por sucessores dos biografados. Em entrevista a Thiago Uberreich, Fernando Morais enfatizou que se trata de vitória do bom senso, por entender que “quem não deve, não teme.
*Ouça os detalhes no áudio
O presidente da União Brasileira dos Escritores disse que a liberação de biografias não autorizadas representa um avanço na literatura do país.
Falando ao repórter Daniel Lian, Joaquim Maria Botelho afirmou que o Brasil ganhou com a homenagem à liberdade de expressão.
O advogado do cantor Roberto Carlos vê com bons olhos, mas torce por modificações no texto nas discussões no Senado. Antônio Carlos de Almeida Castro disse que a intimidade tem que ser respeitada e não pode ser ferida.
O advogado considera imprescindível a possibilidade de processar o autor caso o personagem se sinta prejudicado e tenha a imagem afetada. Castro lembrou que o ofendido poderá recorrer à Justiça para pleitear mudanças no texto que lhe parecer inadequado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.