Escritores comemoram aprovação de projeto que libera biografias não autorizadas

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2014 09h08

Escritores festejaram a aprovação na Câmara do projeto de lei que libera a venda de biografias não autorizadas. A inexistência de norma permitiu a proibição de distribuição de vários livros, entre os quais um sobre a vida de Roberto Carlos.

O autor das biografias de Olga Benário Prestes e Assis Chateaubriand o fim do veto imposto até por sucessores dos biografados. Em entrevista a Thiago Uberreich, Fernando Morais enfatizou que se trata de vitória do bom senso, por entender que “quem não deve, não teme.

*Ouça os detalhes no áudio

O presidente da União Brasileira dos Escritores disse que a liberação de biografias não autorizadas representa um avanço na literatura do país.

Falando ao repórter Daniel Lian, Joaquim Maria Botelho afirmou que o Brasil ganhou com a homenagem à liberdade de expressão.

O advogado do cantor Roberto Carlos vê com bons olhos, mas torce por modificações no texto nas discussões no Senado. Antônio Carlos de Almeida Castro disse que a intimidade tem que ser respeitada e não pode ser ferida.

O advogado considera imprescindível a possibilidade de processar o autor caso o personagem se sinta prejudicado e tenha a imagem afetada. Castro lembrou que o ofendido poderá recorrer à Justiça para pleitear mudanças no texto que lhe parecer inadequado.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.