Espanha assina entrada como membro fundador do BAII
Pequim, 29 jun (EFE).- O governo da Espanha assinou nesta segunda-feira (data local) em Pequim sua entrada como membro fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), entidade financeira multilateral liderada pela China.
O diretor-geral de Análise Macroeconômico e Economia Internacional do Ministério da Economia e Competitividade, Jorge Dajani González, assinou em nome do governo o estatuto desta instituição que tem como maior acionista a China.
Em cerimônia solene no Grande Palácio do povo de Pequim, sede do Legislativo chinês, representantes da maioria dos 57 países aceitos como membros fundadores do banco, entre eles Brasil, Portugal, França e Alemanha, assinaram o documento.
Segundo a divisão inicial, a China domina tanto a participação econômica do BAII como o poder de voto, com pouco mais de 25%, o que lhe permitirá bloquear decisões que requeiram uma aprovação de três quartas partes dos votos, explicaram à Efe fontes com conhecimento da negociação do estatuto.
O ministro das Finanças chinês, Lou Jiwei, destacou em declarações no início da cerimônia que o BAII servirá para acelerar a recuperação da economia mundial. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.