Espanha envia queixa à França por ataques a caminhoneiros espanhóis

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2015 12h39
  • BlueSky

Madri, 7 ago (EFE).- O governo da espanha transferiu nesta sexta-feira, por via diplomática, às autoridades da França sua “profunda preocupação” com os assaltos a caminhões espanhóis de transporte de produtos alimentícios cometidos por agricultores e criadores de gado franceses nas estradas da França.

Em comunicado do Ministerio das Relações Exteriores, o Executivo denunciou os “graves fatos” que, estão acontecendo nas estradas francesas desde 21 de julho.

Os ataques tanto contra caminhões espanhóis como de outras nacionalidades da União Europeia estão se “multiplicando”, e acusou diretamente “agricultores e criadores de gado franceses que, atuando com impunidade, põem em risco a segurança das transportadoras”.

O Executivo espanhol remeteu hoje às autoridades francesas uma lista dos caminhões que foram alvo dos “atos violentos” e solicitou que sejam relatadas “urgentemente” as medidas que o governo francês adotará para pôr fim nesta situação e punir os autores.

O comunicado afirma que estes ataques “constituem uma violação evidente da regulamentação europeia, que consagra a livre circulação de pessoas e mercadorias em todo o território da UE”.

E assinalou que se trata de “uma intimidação inaceitável que afeta tanto produtores e transportadoras espanhóis como os distribuidores franceses de suas mercadorias”.

O Executivo enviou também a lista de caminhões afetados à Comissão Europeia e breves comunicados à direção geral de Mercado Interno, Indústria, Empreendimento e Pequenas e Médias Empresas e à Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia.

Nelas, expressou sua preocupação pelas medidas de promoção de consumo preferencial de produtos agropecuários franceses, anunciadas em declarações recentes das autoridades francesas.

“Essas medidas podem ser consideradas medidas de efeito equivalente à restrições quantitativas ao comércio intracomunitario”, ressaltou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.