Espanha não será zona de evacuação para tropas dos EUA, diz ministro
Madri, 29 out (EFE).- O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, garantiu nesta quarta-feira no Congresso dos Deputados que o país não será zona de evacuação, nem de passagem das tropas americanas que tenham permanecido em países afetados pelo ebola.
O titular da pasta anunciou que amanhã será apresentado a ele um protocolo sobre o uso das bases militares de utilização conjunta hispânico-americanas situadas nas cidades de Morón e Rota, no sul da Espanha.
Durante a sessão de controle do governo, os socialistas, principal partido da oposição, perguntaram sobre os acordos firmados com os Estados Unidos, para a utilização destas bases, nas operações de apoio aos países africanos.
Morenés garantiu que, enquanto não se desenvolvem ações no âmbito europeu, “todos os meios de ajuda estão à disposição”, atendendo aos cidadãos e ajudando aos países-membros e aliados. E que foram oferecidas as bases apenas para transporte de pessoal e material.
O ministro garantiu que o acordo com os americanos indica que os voos de volta de regiões atingidas pelo ebola não têm autorização para fazer mais do que reabastecimento. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.