Espanha não será zona de evacuação para tropas dos EUA, diz ministro

  • Por Agencia EFE
  • 29/10/2014 13h57
  • BlueSky

Madri, 29 out (EFE).- O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, garantiu nesta quarta-feira no Congresso dos Deputados que o país não será zona de evacuação, nem de passagem das tropas americanas que tenham permanecido em países afetados pelo ebola.

O titular da pasta anunciou que amanhã será apresentado a ele um protocolo sobre o uso das bases militares de utilização conjunta hispânico-americanas situadas nas cidades de Morón e Rota, no sul da Espanha.

Durante a sessão de controle do governo, os socialistas, principal partido da oposição, perguntaram sobre os acordos firmados com os Estados Unidos, para a utilização destas bases, nas operações de apoio aos países africanos.

Morenés garantiu que, enquanto não se desenvolvem ações no âmbito europeu, “todos os meios de ajuda estão à disposição”, atendendo aos cidadãos e ajudando aos países-membros e aliados. E que foram oferecidas as bases apenas para transporte de pessoal e material.

O ministro garantiu que o acordo com os americanos indica que os voos de volta de regiões atingidas pelo ebola não têm autorização para fazer mais do que reabastecimento. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.