Espanha promove no Brasil o relançamento das negociações Mercosul-UE

  • Por Agencia EFE
  • 25/03/2015 17h52

Pablo Giuliano.

São Paulo, 25 mar (EFE).- A Espanha pretende dar um novo estímulo às negociações para um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia, um diálogo que estava estagnado nos últimos meses, informou nesta quarta-feira no Brasil o secretário de Estado de Cooperação Internacional e para região ibero-americana da Espanha, Jesús Gracia.

Em reunião com empresários brasileiros em São Paulo, Gracia manifestou o interesse de seu país em trabalhar por um acordo entre os dois blocos.

“A Espanha está muito interessada em que se agilize a negociação para um acordo de livre-comércio”, declarou Gracia em entrevista à Agência Efe depois de se reunir com diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Gracia disse que a Espanha pretende “dar impulso à negociação” durante a cúpula prevista para junho em Bruxelas entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

O diretor do Departamento Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Antonio Bessa, foi o principal interlocutor de Gracia no encontro, do qual também participaram o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, e o cônsul do país em São Paulo, Ricardo Martínez.

O secretário espanhol contou que na reunião com os industriais foram abordadas questões para permitir a eliminação dos impedimentos e da burocracia no comércio bilateral.

“O interesse da Espanha é continuar comprometida com o Brasil e aproveitar todas as oportunidades que possam surgir”, ressaltou.

Por sua vez, Bessa ressaltou que nem o Mercosul e a União Europeia apresentaram a lista dos produtos e setores sensíveis a um acordo de livre-comércio, com o qual as negociações estariam sofrendo novas demoras.

“Já se vão 19 anos de negociação, no mundo dos negócios é um prazo muito longo”, afirmou à Efe o dirigente da Fiesp.

Bessa também disse esperar que uma viagem que o vice-presidente Michel Temer fará nos próximos meses a Espanha e Portugal possa flexibilizar questões burocráticas comerciais.

Gracia faz uma visita oficial de quatro dias ao Brasil, que inclui atividades em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na terça-feira, ele se reuniu com o vice-governador de São Paulo, Marcio França, e participou da inauguração da exposição “Picasso e a modernidade espanhola”. Amanhã, o secretário de Cooperação Internacional dará uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro e fará uma conferência sobre as relações da Espanha e América Latina na sede do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

O principal encontro da visita será na sexta-feira, em Brasília, com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Sergio Danese, no qual ambos assinarão um memorando de entendimento para a renovação da relação bilateral em matéria de cooperação para o desenvolvimento. EFE

plg/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.