Espanha reforçará segurança sem menosprezar direitos e liberdades

  • Por Agencia EFE
  • 23/01/2015 11h49

Madri, 23 jan (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta sexta-feira, durante a reunião do Conselho de Segurança Nacional que analisou a ameaça do terrorismo jihadista, que a prioridade do Executivo é reforçar a segurança “sem menosprezar os direitos e liberdades”.

A vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría, deu conta da reunião na entrevista coletiva posterior ao Conselho de Ministros, na qual também anunciou que o Plano Estratégico Nacional de Luta contra a Radicalização Violenta será aprovado em breve.

O Conselho de Segurança Nacional, principal órgão encarregado da defesa e da segurança, realizou hoje seu primeiro encontro de 2015, onde analisou o terrorismo jihadista a partir de uma perspectiva integral atendendo a suas causas e implicações em diversos planos.

Na reunião, presidida por Rajoy, foi abordada de maneira prioritária a situação por causa dos últimos atentados terroristas ocorridos em Paris.

Além disso, o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, explicou na reunião as linhas principais do Plano Estratégico Nacional de Luta contra a Radicalização Violenta.

Igualmente, os ministros de Relações Exteriores e de Cooperação, José Manuel García-Margallo, e de Defesa, Pedro Morenés, assim como o secretário de Estado-diretor do Centro Nacional de Inteligência (CNI), Félix Sanz Roldán, expuseram o conjunto de medidas adotadas até o momento, tanto no âmbito nacional como no internacional.

O objetivo do Conselho de Segurança Nacional é reforçar as capacidades do Estado e articular as melhores iniciativas de prevenção, detecção e resposta aos riscos, além de ameaças à segurança da maneira mais cooperativa e integrada possível. EFE

bal/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.