Espanhóis usam redes sociais para comentar abdicação do rei Juan Carlos
Marina Pascual Laso.
Madri, 2 jun (EFE).- A notícia da abdicação do rei Juan Carlos tomou conta das redes sociais nesta segunda-feira, tendo em vista que o “tweet” da Casa Real espanhola com tal anúncio foi compartilhado 251 vezes por minuto com reações que vão desde agradecimento ao monarca até pedidos de plebiscito pelo fim da monarquia.
Cerca de uma hora e meia após a confirmação da notícia, anunciada pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, a abdicação de Juan Carlos já era um trending topic (TT) da rede social.
Entre as “hashtags” mais vistas dentro da Espanha estavam as que mencionavam “Felipe VI”, “IIIRepública”, “ProcesoConstituyente”, “O Rei Juan Carlos”, “RajoyALas10YMedia”, “ReferendumYA”, “Corona de España” e, inclusive, “Suena Michel”, em tom de brincadeira e que cogitava o nome do ex-jogador do Real Madrid como sucessor.
Em nível mundial, as “hashtags” também mencionavam a abdicação do monarca espanhol, como “elreyabdica” e “FelipeVI”, título que deverá ser adotado pelo novo monarca.
“S.M. o Rei Juan Carlos I abdica a Coroa da Espanha” é um dos “tweets” mais compartilhados na Espanha, por volta de 23 mil vezes, ou seja, 251 vezes por minuto.
A imagem do dia na rede social é a do rei assinando o escrito de abdicação e entregando o mesmo a Mariano Rajoy.
O site oficial da Casa do Rei entrou em colapso após o pronunciamento de Rajoy, embora tenha sido recuperado parcialmente uma hora depois.
Muitos dos internautas recorreram às redes sociais para dar boas-vindas ao Príncipe das Astúrias e ressaltar o lado positivo da notícia, já que, segundo eles, essa troca reforça a solidez da monarquia.
“Felipe VI será um grande rei”, “Felipe VI chega à Coroa sendo o membro da Casa Real melhor preparado da história” e “a jornada de coroação de Felipe VI será festiva ou não?” eram algumas outras das questões abordadas pelos internautas, assim como outros que agradecem o rei por sua trajetória e consideraram a renúncia como um gesto “nobre”.
Outro tema que ganhou destaque na rede foi o pedido de Willy Meyer, cabeça de lista da Esquerda Unida (IU) às eleições europeias e recentemente eleito, que exigiu um plebiscito vinculativo para que os espanhóis possam decidir se querem uma monarquia parlamentar ou uma república.
“Se o chefe do Estado renuncia, o novo chefe do Estado deve ser escolhido entre todos” e, por isso, “devemos convocar um plebiscito”. “Não somos súditos, mas cidadãos”. “É a hora que o povo deve ter a palavra”, eram alguns das mensagens que respaldavam essa opinião.
Além disso, muitos abordaram as convocações da Esquerda Unida, que organizou algumas concentrações nas principais cidades do país para pedir a consulta popular.
Além das mensagens de apoio e das que defendiam a realização de um plebiscito, a abdicação de Juan Carlos também foi recebida com humor, como a mensagem que dizia que tal anúncio foi curtido “por mais de três milhões de elefantes”, em alusão à polêmica viagem de caça do rei Juan Carlos a Botsuana, na qual sofreu uma ruptura de quadril em 2012. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.