Espanhola contagiada por ebola recebe alta após um mês internada

  • Por Agencia EFE
  • 05/11/2014 14h58

Madri, 5 nov (EFE).- A auxiliar de enfermagem Teresa Romero, primeira contagiada do vírus do ebola na Europa, deixou nesta quarta-feira o hospital de Madri onde estava internada desde o dia 6 de outubro após receber alta.

Em seu primeiro pronunciamento à imprensa, a profissional de saúde afirmou que não sabe o que levou à sua contaminação. “Nem sequer sei se algo falhou. Só sei que não guardo rancor”, afirmou.

“Se meu contágio serve para algo, para que se estude melhor a doença e possa ajudar a encontrar uma vacina ou se meu sangue serve para curar a outras pessoas, aqui estou”, acrescentou.

Romero, que pegou a doença quando atendia o missionário espanhol Manuel García Viejo, repatriado com ebola desde Serra Leoa, foi tratada com plasma da religiosa Paciencia Melgar, sobrevivente da doença, mas posteriormente recebeu o medicamento Zmapp.

Teresa se encontrou com seu marido Javier Limón, que declarou que os dois têm intenção de viajar por alguns dias para descansar onde não possam ser localizados.

Os médicos que a atenderam durante os 30 dias em que ela ficou internada ressaltaram que a auxiliar de enfermagem terá uma vida “completamente normal”, mas que precisará de tempo para conseguir a “recuperação integral”.

Teresa Romero foi a terceira paciente de ebola tratada na Espanha, depois dos missionários Miguel Pajares, que voltou da Libéria em 7 de agosto e morreu cinco dias depois, e Manuel García Viejo, que voltou de Serra Leoa em 22 de setembro e faleceu três dias mais tarde. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.