Espanhola que foi infectada com ebola em Madri é curada da doença

  • Por EFE
  • 21/10/2014 13h50
EFE Mãe de enfermeira espanhola curada do ebola acena da janela a jornalistas quando descobre a boa notícia

A única paciente que ainda sofria de ebola na Espanha, a auxiliar de enfermagem Teresa Romero, superou a doença após dois exames darem negativo no último domingo e nesta terça-feira, informaram à Agência Efe fontes do hospital onde ela está internada.

A profissional de saúde, que contraiu o ebola quando atendeu, no final de setembro, uma das duas pessoas que morreram na Espanha por causa da doença, foi hospitalizada em 6 de outubro no Hospital Carlos III de Madri.

“Os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde para considerar uma pessoa curada da doença foram cumpridos”, disse em entrevista coletiva o chefe da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Carlos III, José Ramón Arribas.

A auxiliar de enfermagem, de 44 anos, fez parte da equipe que tratou do missionário Manuel García Viejo, repatriado da Libéria com o vírus e que morreu no dia 25 de setembro.

Romero recebeu um tratamento com diversos produtos dos quais os médicos não quiseram dar detalhes por respeito à privacidade da paciente.

No último domingo, os exames aos quais a paciente foi submetida deram negativo pela primeira vez.

Para considerá-la curada, são necessários dois resultados negativos com um intervalo de 48 horas entre os exames. O segundo teste foi feito hoje e também deu negativo.

Os médicos consideram que, mesmo com a erradicação da carga virótica do ebola, a paciente ainda terá que permanecer no hospital por tempo indeterminado, para que seu organismo se reestabeleça dos danos causados pelo vírus.

“É um fato extraordinariamente positivo, mas a recuperação completa da paciente ainda levará alguns dias”, acrescentou Arribas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.