Especialista analisa o aumento do preço da energia elétrica em São Paulo
Os consumidores da Grande São Paulo estão pagando mais caro pela energia elétrica desde a sexta-feira (04). O motivo é a falta de chuva a necessidade de se utilizar a geração térmica, o que tem um custo maior. Para entender o impacto disso para o consumidor, o repórter JOVEM PAN entrevistou o presidente da Anace (Associação Nacional dos Consumidores de Energia), Carlos Faria.
Ele explicou que o reajuste já estava previsto nos contratos de concessão. O grande problema, segundo ele, é que não durará nem dois anos o preço mais baixo da energia elétrica anunciado pelo governo federal. “Além desse aumento que os consumidores estão recebendo agora, o setor acumula R$ 45 milhões, no mínimo, de empréstimos feitos no ano de 2013 e 2014 que ainda terão que ser pagos pelo consumidor”, explicou.
Questionado sobre o fato de o governo ter reduzido o valor da energia e, agora, ter voltado atrás. Para ele, a medida tomada “foi feita ignorando uma série de coisas”. “Isso hoje está saindo caro, porque existem ainda R$ 45 milhões represados que serão pagos pelos consumidores”, disse.
Ouça a entrevista completa no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.