Especialista critica política energética do governo brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2014 14h23

Para evitar apagões na Copa do Mundo, o governo pode pedir para o povo economizar energia. Em entrevista à JOVEM PAN, o especialista em energia Adriano Pires explicou que a questão de racionalizar energia deveria ser algo constante e não só em épocas de reservatórios com nível baixo.

“Não precisa entender, basta ter bom-senso. Qualquer cidadão de bom-senso tem entender que energia é um recurso cada vez mais escasso e, portanto, tende a ficar mais caro, e é preciso que a gente use de forma racional”, afirmou.

Questionado por Anchieta Filho, sobre um suposto percentual se a população racionalizasse energia elétrica, Pires explicou que se economizaria entre 10% e 15%, mas pontou que é preciso se atentar a detalhes.

“Tem ser uma coisa que vai devagar porque você tem que incentivar, fazer propaganda na televisão, contratar formadores de opinião, tem que exigir cada vez mais que a indústria fabrique produtos que consumam menos energia, geladeira não pode ficar com a porta aberta muito tempo”, avaliou.

O especialista ainda criticou o governo dizendo ele gosta de “incentivar o desperdício, dando tarifa baixa e fazendo populismo com a população”. Pires explicou que, com o verão muito quente e recorde de energia, o governo continua barateando o custo.

Ouça a entrevista completa no áudio.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.