Especialista dá dicas para quem ainda não entregou a declaração do IR
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina no próximo dia 30 de abril. Para os 10 milhões de contribuintes brasileiros que ainda não a fizeram, a orientação do especialista em consultoria tributária e fiscal Antônio Carlos Boldrim é juntar os principais documentos e entregar, mesmo que de forma incompleta.
“A nossa sugestão é que o contribuinte junte todos os documentos que consegue arrecadar, principalmente o informe de rendimentos e as despesas dedutíveis, como despesas médicas, de dependentes e educação, prepare sua declaração e a entregue, mesmo sabendo que ainda falta algum documento. É melhor entregar agora, não perder o prazo, senão ele pode ter uma multa de R$ 165,74. Fazendo este procedimento, após o dia 30 de abril, com toda a calma possível, ele pode fazer uma retificação. Também é extremamente importante que não se deixe para o último dia, pois assim ele poderá encontrar congestionamento na internet”, explicou.
A Receita começa a restituir a partir de julho. Idosos e contribuintes que fizeram declaração nos primeiros dias terão prioridade.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.