Especialista dizem que rodízio em tempo integral não pode se tornar permanente
A CET vai implantar rodízio na segunda-feira em tempo integral e especialistas alertam que medida não pode se tornar permanente. A restrição no próximo dia 23 de junho valerá entre sete da manhã e oito da noite para carros com placas de finais um e dois.
A decisão foi tomada frente aos jogos do Brasil na Copa e Holanda e Chile, em Itaquera, que devem gerar lentidões em toda a cidade. O prefeito Fernando Haddad admite que há estudos sobre o aumento do rodízio, mas afirmou que a melhor opção é investimento em transporte público.
*Ouça os detalhes no áudio
O mestre em Transportes pela FEI explicou que a ampliação do rodízio poderia surtir um pequeno efeito no curto prazo. No entanto, Creso de Franco Peixoto salientou que a questão mais importante não é o aumento da velocidade dos automóveis.
O consultor em Engenharia de Tráfego Horário Figueira entende que o rodízio não surte mais efeito em razão de muitas famílias já terem o segundo e até o terceiro carro. Ele disse a Anderson Costa que a solução não é controlar a demanda de carros, mas melhorar a oferta de transporte público.
Em janeiro, a prefeitura apresentou estudo que sugeria o aumento da área do rodízio, mas o prefeito Haddad já disse que a proposta não deve sair do papel. O Executivo paulistano queria decretar feriado municipal na segunda-feira, no entanto, a Câmara vetou a proposta.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.